Fernanda Franzoni Pescumo nasceu em 1986, na cidade de Jundiaí. Sua trajetória escolar começou um pouco tarde, com seis anos, já na pré-escola, onde foi alfabetizada. Ainda aos seis anos, ingressou na primeira série do ensino fundamental, na escola estadual Dr.José Romeiro Pereira, onde estudou até a quarta série.
Após isso, inscreveu-se em um programa d e bolsas de estudos da Prefeitura de Jundiaí, onde bolsas integrais eram concedidas a alunos com bons rendimentos escolares e baixa renda econômica. Fernanda foi beneficiada por esse programa, estudando da quinta a oitava séries do ensino fundamental no Colégio Objetivo.
A base do colégio lhe deu suporte para prestar e ser aprovada no vestibulinho da ETE Vasco Antonio Venchiarutti, onde cursou o Ensino Médio. Durante o primeiro ano, cursou somente o ensino médio, no período matutino, e a partir do segundo ano cursou em paralelo o curso de técnico de Meio Ambiente, no período noturno. Quando estava no último semestre do curso, começou a estagiar na Prefeitura Municipal de Jundiaí, trabalhando na área de planejamento urbano. Após muitas pesquisas, conversas com profissonais, e a vontade de permanecer atuando na área ambiental, optou por prestar vestibular para o curso de ciências biológicas. No primeiro ano, recém saída do Ensino Médio, não foi aprovada. A partir daí, começou a fazer o curso pré-vestibular do Colégio Objetivo, onde já conhecia o material e a competência dos professores. Como o estágio na prefeitura era de seis horas diárias, todos os dias conseguia colocar a matéria do cursinho em dia e se aprofundar em biologia, que era sua matéria de maior peso nos vestibulares, e física, que era a matéria em que possuía maior dificuldade. Após um ano de cursinho, foi aprovada nos vestibulares da UNICAMP e da UNESP, optando pela UNICAMP.
Durante a graduação, fez estágio em quatro laboratórios e não se prendeu à sua grade curricular, por achar que muitas matérias de outros institutos poderiam melhorar a sua formação acadêmica. Participou somente de um congresso e dois simpósios, mas esse ano pretende ter mais participações nesses eventos. Atualmente não está atuando na área acadêmica, pois como acredita que a universidade é um lugar para abrirmos a mente e decidirmos nosso destino com clareza, decidiu por atuar em uma área externa à pesquisa antes de se formar.
Para o próximo ano pretende continuar seus estudos em um curso de mestrado, juntamente com uma especialização em engenharia ambiental.
sábado, 14 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom...
ResponderExcluirA questão que fica é: será que eu te conheço?? Nomes são complicados em um lugar que o apelido tem mais valor.... ahahah
Abraços
Olá, Fernanda. Tudo bem?
ResponderExcluirEstava lendo seu memorial e deparei com várias tópicos em comum: também sou de Jundiaí, estudei na Dr José Romeiro Pereira, no Colégio Técnico (ETEVAV) e também faço Ciências Biológicas aqui na UNICAMP, no período noturno. Só não fiz Meio Ambiente no Colégio, mas minha irmã mais nova, sim. Achei muito interessante essa trajetória similar que apresentamos.
Até mais.
Luiza