sábado, 21 de março de 2009

Atividade 2b- César Lattes

Cesare Mansueto Giulio Lattes, nascido em 11 de julho de 1924, filho de judeus, foi um dos mais notórios pesquisadores brasileiros.
Sua carreira científica começou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, quando publicou um artigo sobre a abundância os núcleos no universo, sob a orientação de Gleb Wataghin. No Brasil , também foi um dos fundadores Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Em 1947, começou a sua principal linha de pesquisa, sobre raios cósmicos. Trabalhou na Universidade Inglesa de Bristol, com C.F.Powell e foi para os Andes, na Bolívia, onde tirou chapas dos raios cósmicos.Com a colaboração de Powell e de Giuseppe Occhialini, descobriu o méson pi. Essa descoberta lhe rendeu um artigo na Nature. Porém, apesar dele ter sido o autor principal do trabalho, somente Powell ganhou o Nobel. Nesse mesmo ano, ele detectou a massa dessa partícula e, no ano seguinte, junto com Gardner, conseguiu reproduzi-la artificialmente em um cicloton do laboratório de Berkeley, na Califórnia.
Em 1949, voltou para o Brasil, sendo professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Centro Brasileiro de Pesquisas físicas, o qual ajudou a fundar. Após isso ficou mais alguns no exterior, e quando voltou,em 1958, foi nomeado professor da Universidade de São Paulo.
Em 1967, foi nomeado Professor da Universidade Estadual de Campinas, sendo o diretor do laboratório de Raios Cósmicos, situado no Instituto de Física da Universidade. Em 1969, juntamente com físicos japoneses e brasileiros, descobriram as massas das bolas de fogo.
Lattes aposentou-se em 1986, quando recebeu o título de doutor honoris causa e professor emérito desta universidade. Mesmo aposentado ele continuou a viver em uma casa no subúrbio próxima ao campus da universidade. Ele morreu de ataque cardíaco em Março de 2005.
Cesar Lattes, como já dito, pode ser considerado um dos maiores cientistas brasileiros. Perdeu duas oportunidades de ganhar o Nobel: uma quando descobriu o meson pi (em que o Nobel foi dado somente ao líder do grupo de pesquisa), e quando determinou a massa dessas partículas(em que não foi indicado porque Gardner havia falecido).Apesar disso, sempre teve um grande reconhecimento por todos os acadêmicos. A descoberta dos meson pi revolucionou a Física Moderna e serviu de base para várias teorias.
Aposentou-se em 1986 quando recebeu o título de doutor honoris causa e professor emérito da Unicamp. Mesmo aposentado ele continuou a viver em uma casa no subúrbio próxima ao campus da universidade. Ele morreu de ataque cardíaco em Março de 2005.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Lattes
http://www.cbpf.br/Staff/Hist_Lat.html
www.unicamp.br/siarq/lattes/

Um comentário:

  1. Texto bem feito, no qual sao mostrados fatos resumidos da vida de Cesar Lattes, mostrando uma boa pesquisa sobre o mesmo.

    ResponderExcluir