sábado, 21 de março de 2009

Atividade 2C: tipos de textos cintíficos

Artigo

O artigo é um texto onde se apresentam resultados positivos ou negativos de um trabalho de pesquisa ou experiência vivida. Para se escrever um artigo, primeiramente deve-se ter um tema central.
O artigo é estruturado em: resumo, introdução, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas. No resumo (que deve ter uma versão em português e um em inglês) é apresentado de forma sucinta o tema, a metodologia e os resultados observados. Na introdução, é feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto, explicando a relevância do trabalho, bem como os objetivos do mesmo. Nos materiais e métodos é explicada toda a metodologia que foi empregada, de forma que qualquer pessoa que queira repetir o experimento possa refazer metodologia empregada. Nos resultados e discussão, são mostrados todos os dados obtidos durante a pesquisa e a análise destes. A conclusão mostra se o objetivo foi obtido, o que pode ter influenciado na pesquisa e como estes resultados podem influenciar em estudos futuros ou no conhecimento atual. Por fim, a referência bibliográfica é uma lista com todas as fontes utilizadas no artigo.
Quanto à formatação, dependerá do periódico em que for publicado.

Link dos artigos:

Characteristics of bioemulsifiers synthesised in crude oil media by Halomonas eurihalina and their effectiveness in the isolation of bacteria able to grow in the presence of hydrocarbons
http://www.springerlink.com/content/5fb20vleq8wwmvgp/

Construção e validação de uma escala sobre avaliação da vida acadêmica (EAVA)
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2004000200007&script=sci_arttext&tlng=pt

Relatório

O Relatório é um texto que objetiva relatar detalhadamente um trabalho realizado.Pode ser referente a um trabalho inacabado ou concluído.
O Relatório deve conter uma introdução sobre o tema o projeto de pesquisa, o desenvolvimento com toda a metodologia utilizada, todos os dados obtidos, conclusões e referências bibliográficas. Como o relatório deve mostrar todo o andamento que teve o trabalho, deve-se colocar também procedimentos que não tiveram resultados, com os motivos para isso. Quando o relatório é sobre um projeto em andamento, deve-se colocar as precisões futuras para o projeto, a metodologia a ser realizada, e o cronograma das atividades propostas.
O relatório deve ser dividido em etapas, assim como o trabalho desenvolvido, e no caso de um relatório final, deve-se comentar sobre a aplicabilidade e relevância do projeto desenvolvido.

Link dos relatórios:

Relatório do Grupo de trabalho nº2
Indicadores de conservação & avaliação do conhecimento para conservação
http://www.biota.org.br/info/historico/simp2002/gt2.pdf

Perspectiva para o estudo da biogeoquímica do carbono em macro-escala integrando diferentes técnicas: modelagem ecológica, sensoriamento remoto e SIG
http://mtc-m12.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/sergio/2004/06.17.10.00/doc/publicacao.pdf

Ensaio

Um ensaio apresenta uma tese a ser defendida pelo autor. O tema escolhido deve ser atrativo, e a linguagem utilizada contém mais originalidade do que em um artigo ou relatório científico.
O ensaio é estruturado como um texto científico, e o tema já é apresentado no resumo e na introdução. O tema a ser defendido é tratado por questões, cada uma em um parágrafo, que mantêm coerência entre si através de elos de ligação.Durante a defesa da tese, o autor pode usar impressões, opiniões pessoais, porém também é recomendado citações bibliográficas, que mostram que o autor tem embasamento teórico para discutir o tema.O posicionamento do autor deve ser claro e reafirmado no final do texto

Link dos ensaios:

Alguns Elementos da Filosofia da Arte no Tomismo
http://www.consciencia.org/filosofia_da_arte_tomismoadriano.shtml

Práticas de leitura em contexto acadêmico: uma relação entre texto e memória discursiva
http://www.alb.com.br/anais16/sem12pdf/sm12ss11_07.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário